Dicas de saúde e beleza. Novidades sobre tratamentos e cosméticos. Tendências e promoções.
Um pouquinho do universo Luiza Estética.


Cabelo com bolinhas brancas

Muitas clientes questionam o que são as bolinhas brancas que aparecem nos fios de cabelo e que quebram facilmente. Então vamos lá...

Os cabelos são formados basicamente por uma proteína denominada queratina. Milhares de placas de queratina sobrepostas em espiral formam longas cadeias que são os nossos fios de cabelo. 

"Vamos abrir a cutícula do cabelo..." Você já deve ter escutado essa frase no salão. Isso quer dizer que será realizado um procedimento e as camadas mais externas no cabelo serão abertas (haverá mudança nas interações que mantem as camadas de queratina unidas). Quando estamos falando de um tratamento, essa modificação é feita de forma controlada e ao final será reestabelecida as conexões, mantendo a estrutura do cabelo saudável e bonita.

O problema é quando isso é feito "sem querer". Agressões do dia a dia (calor - sol, água quente, secador, chapinha; atrito - presilhas, escovação) e produtos químicos (tinturas, alisamentos, shampoos e cremes) podem modificar essas intereções que unem as cadeias de queratina. E isso pode gerar danos irreversíveis.

Um desses casos é quando se eleva muito o ph do cabelo (comum em químicas), fragilizando demais a fibra capilar e formando os pontinhos brancos (problema capilar denominado Trichorrhexis nodosa). Esse pontinho são tão frágeis que o atrito - movimento no travesseiro, escovação ou você puxando mesmo - faz com que eles se rompam).

Ao romperem essa parte fragilizada do cabelo costuma gerar um outro problema, a Trichoptilosis, ou como é bem conhecida, ponta dupla

Não existe uma cura permanente para as pontas duplas e não acreditem em produtos que vendam isso (pelo menos não até hoje. Quem sabe neh!!!). Então o que fazer? Nós temos dois caminhos a seguir:

1. O estado está crítico e seu cabelo está repleto de pontinhos brancos e pontas duplas - Tem que cortar. Sei que isso é desesperador para as mais apegadas aos cabelos. Mas vamos combinar, cabelo bonito é cabelo saudável. Não adianta um cabelo comprido todo quebrado. 
Agora vá para o item abaixo.

2. Seu cabelo tem poucos pontinhos brancos ou pontas duplas - prevenir. Isso quer dizer que você tem que ter cuidados diários com seus cabelos. E esse cuidados incluem:

- Use leave-in e séruns com filtro solar. faça disso um hábito para seus cabelos e para sua pele.

- Evite escovar o cabelo com "violência". Comece a desembaraçar sempre das pontas para o topo.

- Evite o uso de secadores e chapinhas. Mas caso seja inevitável, utilize protetores térmicos.

- Mantenha seus cabelos hidratados e nutridos. Dessa forma eles respondem de maneira mais suave às agressões.

 Ter um cabelo bonito dá trabalho, mas os resultados recompensam...


Em comemoração ao Dia da Mulher, teremos promoção da Nutrição Capilar L'oreal
Post será publicado ainda hoje. Aguarde!!!

6 comentários:

  1. Que hidratação voce recomenda para cabelos muito danificado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom, essa questão de hidratação, assim como todo o resto do corpo, é muito pessoal. O que dá um super resultado em uma pessoa, pode dar um resultado não tão bom em outra.

      Você precisaria fazer a avaliação com um profissional "de verdade". Teria que saber qual a causa dos danos em seu cabelo: tintura, químicas de remodelagem, danos provocados por calor, carência nutricional. Cada uma dessas causas leva a uma indicação.

      Para indicar um tratamento às cegas para você, considerando aqueles mais bem aceitos pelas clientes, nós optaríamos pelo Fiberceutic da L'oréal e o Ultimate Treatment da L'anza.

      Excluir
  2. Nossa, meus cabelos ha um tempo estavam repletos dessas bolinhas brancas, e nunca obtive informação nos saloes sobre o caso. Resolvi então cortá-lo 4 palmos, foi uma dor, pois sou muito apegada a eles, porém novamente percebo q elas estao voltando. Cuido bem dos meus cabelos, abandonei a chapinha e o secador, e condicionador somente do meio do cabelo para baixo, nao uso cremes para pentear pois nao vejo necessidade, uso no máximo um reparador de pontas ás vezes, e lavo os cabelos em dias alternados. Sinceramente nao sei o que fazer.
    Acha que isso pode melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vamos por partes... Quando os cabelos já estão muito danificados, seja com muitas pontas duplas, ressecamento ou pontinhos brancos, a opção é cortar essas partes sim. Se você quer deixar seu cabelo crescer, sem perder em comprimento durante a manutenção do corte o ideal é que você cuide dele bastante.

      Sendo bem objetiva, cuidado gera gasto e disciplina. Não estou falando de comprar produtos caros, mas nem sempre os shampoos vendidos em supermecado corresponde às necessidades do seu cabelo, você me entende? Se informe sobre as diferentes marcas e opte por aquela que consiga conciliar, de acordo com seu perfil, qualidade e preço.

      Não podemos indicar nada sem fazer uma avaliação, mas evitar agressões como chapinha e secador e pentear o cabelo da maneira correta ajudam muito. Procure produtos específicos para seu tipo de cabelo que garantam uma limpeza sem agredir.

      Muito importante!!! Mantenha seu cabelo bem hidratado. Não importa se a hidratação será feita no salão ou em casa, mas procure produtos de qualidade.

      Como postamos no comentário anterior, duas hidratações tem correspondido às necessidades de muitos clientes. São elas: Fiberceutic da L'oréal e o Ultimate Treatment da L'anza. Mas se tiver um cabeleireiro de confiança, pode consultá-lo para uma análise mais direcionada.

      Esperamos ter ajudá-la. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

      Equipe Luiza Estética

      Excluir
  3. Olá!
    Eu cortei meus cabelos na altura do queixo faz 1 mês e e as pontinhas brancas voltaram em peso. o que eu faço? corto novamente? Caso tenho que cortar, poderia indicar-me um corte prático e moderno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susanne! Você tem hidratado o cabelo? De dentro pra fora e por fora? Rssss
      Bom, ficar cortando o cabelo não pode ser o remédio sempre adotado, porque como você mesma falou, acabou de cortá-los.

      Com relação ao corte, um profissional da área deverá avaliar várias quesitos para te indicar esse corte. Isso inclui: formato do rosto, sua altura, textura do cabelo, cor do cabelo, seu estilo, além claro, do seu gosto mesmo.

      Se você for de Brasília, nós te indicamos o Kéler (3037.1209 - 8139.4193). Ele tem um salão na Asa Norte, nós temos várias clientes que são atendidas por ele. Você pode agendar um horário para uma avaliação. Daí, você pode decidir qual a melhor caminho a seguir apra ter os cabelos lindos. Deixamos claro que essa é só uma indicação, que fazemos porque temos um feedback positivo das nossas clientes. Mas há bons profissionais em todos os lugares. Procure um de confiança para que você possa atinguir seus objetivos.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

      Sucesso!!!

      Excluir