Dicas de saúde e beleza. Novidades sobre tratamentos e cosméticos. Tendências e promoções.
Um pouquinho do universo Luiza Estética.


Arroz - faça a escolha certa


 O arroz (Oryza sativa) é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, caracterizando-se como principal alimento para mais da metade da população mundial.
        O arroz é capaz de suprir 20% da energia e 15% da proteína da necessidade diária de um adulto, além de conter vitaminas, sais minerais, fósforo, cálcio e ferro, segundo a Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação (FAO).


 Mas você sabe qual a diferença entre os três tipos mas comumente encontrados: branco (polido), parboilizado e integral?
Parte-se da mesma variedade de arroz. Entretanto, o processo pelo qual este grão irá ser submetido durante o beneficiamento é diferente em cada um dos casos. O que provoca diferenças entre os produtos obtidos, entre as quais, o valor nutritivo.

NUTRIENTES

O arroz integral tem grãos intactos, preservando assim à película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes. Já o arroz branco passa por um processo que remove a casca, o gérmen e, consequentemente, muitos de seus nutrientes.

O  arroz branco é rico em carboidratos e pobre em proteína, o  arroz integral possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras.

O destaque do arroz integral está na quantidade de fibras. Isso produz uma sensação de saciedade, fazendo com que você permanece sem fome por mais tempo. Além disso, as fibras são responsáveis por um menor índice glicêmico do arroz integral. Falaremos disso mais adiante. 

VALOR CALÓRICO E ÍNDICE GLICÊMICO

O arroz integral é mais calórico que o arroz branco. Isso mesmo! Muita gente acha que o arroz integral é indicado pelos nutricionistas por possuir menos calorias. Nops! O que difere o arroz integral e que o torna um alimento funcional em nossa alimentação é seu índice glicêmico mais baixo que o do arroz branco. 

Por que isso é importante? Basicamente porque evita picos de glicemia no sangue, o que está diretamente relacionado à redução do acúmulo de gordura localizada e à prevenção controle da diabetes. Um artigo completo sobre isso, você pode ler aqui

E O PARBOILIZADO?

A palavra parboilizado vem do inglês, partial boiled, que significa parcialmente fervido. E é isso que ocorre com o grão de arroz ainda integral, ou seja, com casca e tudo. Neste processo, a água age sobre os componentes solúveis do grão (vitaminas hidrossolúveis e sais minerais), provocando sua migração da camada externa, onde estão mais concentrados, para o interior do grão, deixando-o mais rico do ponto de vista nutricional. Depois de ser fervido, retira-se a casca.

Dessa forma, o arroz parboilizado é melhor que o arroz branco, mas possui menos nutrientes e fibras que o arroz integral.

Se você tem dificuldade de comer o arroz integral, vá aos poucos, até que seu paladar acostume. Primeiro migre do arroz branco para o arroz parboilizado. Após, introduza o arroz integral, misturando-o ao arroz parboilizado. Assim, você estará acrescentando saúde ao seu dia a dia.  

Se você ainda está pensando, mas o arroz branco é muito mais bonito, branquinho e gostoso, cabe destacar que o objetivo desse post não é negar isso.
Mas ter saúde para desfrutar dos momentos bons da vida ao lado das pessoas que amamos ou vestir aquela roupa que achamos linda e nos sentirmos bem, é muito mais gostoso, não!?!? 

Pense no seus objetivos mais amplos: 

- Vida com saúde, adotando medidas que estão diretamente relacionadas à prevenção de doenças;

- Bem estar e beleza. Não adianta você querer seguir exercícios revolucionários, pagar sessões de estética corporal, comprar cremes hidratantes importados para o cabelo, se não nutrir se corpo de dentro para fora.

O caminho certo está a sua frente. Basta você decidir segui-lo. 
E tenha em mente que tudo é uma questão de hábito. 

Cuide-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário