Dicas de saúde e beleza. Novidades sobre tratamentos e cosméticos. Tendências e promoções.
Um pouquinho do universo Luiza Estética.


Como combater um metabolismo lento

Muitas pessoas comentam que não conseguem emagrecer porque possuem um metabolismo lento. Que comem super pouco e mesmo assim não conseguem diminuir o ponteiro da balança.

Sim, algumas pessoas podem possuir disfunções orgânicas que levam a um menor gasto calórico. Isso é verdade, mas é válido para a MINORIA das pessoas. E mesmo nesses casos, há várias estratégias para se reverter o caso.

Por essa introdução você já deve ter percebido que utilizar essa "desculpa" é só para se enganar. Se você realmente quer emagrecer, vamos fugir desse senso comum errado e criar as condições para que isso ocorra.

"Meu metabolismo é lento..."

Então como você pode moldar o seu metabolismo a seu favor? 

Existem várias definições para metabolismo. De uma maneira bem simples, considere metabolismo como a taxa com que seu corpo queima calorias para se manter. O seu corpo precisa de uma certa quantidade de energia para funcionar e essa quantidade de energia irá variar de pessoa para pessoa, considerando  vários fatores. Vejamos quais são:

1. O TOP de todos, a quantidade de tecido muscular. O corpo demanda muita energia para manter os músculos. Assim, quanto mais fibras musculares você tiver, mais irá acelerar o metabolismo. 
Não precisa ser uma panicat ou halterofilista. Basta aumentar um pouco a quantidade de massa magra no seu corpo que seu corpo irá aumentar o gasto calórico. 

2. Frequência das refeições. Muita gente se engana, achando que o melhor jeito para emagrecer é comendo bem pouquinho e poucas vezes. Esse é o caminho certo para ENGORDAR. Seu corpo se sente ameaçado porque você está fornecendo pouca energia e diminui o metabolismo. Exatamente o oposto que você precisa para emagrecer. Se quiser aprofundar sobre esse assunto, veja essa dica de leitura.

3. Atividade física. Se você coloca seu corpo em movimento, ele terá mais esforço e consequentemente precisará de mais energia para se manter. Uma relação bem direta. Mas veja que citamos esse fator depois do fator alimentação, porque ele realmente vem depois em termos de aceleração do metabolismo. 

4.O estresse pode ser um fator importante no emagrecimento. A sua relação com a comida deve ser muito bem entendida para que o emagrecimento dê resultado. Verifique o que te deixa ansioso ou triste e tente buscar mecanismo que resolvam a causa. Isso porque uma caixa de chocolate pode ser um ótimo amigo, mas é por apenas alguns minutos. Depois os sentimentos voltam e pior, você agora está com uns quilinhos a mais.
E os fatores que costumam ser mais citados, mas que possuem uma influência pequena na perda de peso.
 5. A mais falada é a tal da genética. Como já abordamos, a genética é um fator na taxa de consumo de calorias do seu corpo. Algumas pessoas consomem mais energia naturalmente. Mas é um fator com baixo peso para a análise e pode ser adaptado.

6. Hormônios também são amplamente citados. Já vimos pessoas que nunca fizeram um exame específico  falando "Devo ter hipotireoidismo; não consigo emagrecer". Voltamos a dizer, isso é desculpa. Disfunções devem ser identificada para serem tratadas. 
 Lembram do Ronaldo Fenômeno no quadro Medida Certa. Hipotireoidismo o preguiça? Claro que as pessoas que possuem uma disfunção orgânica, talvez precisem se esforçar um pouco mais. Mas lembrando que tudo isso é para seu próprio bem.

Voltaremos a abordar os três primeiros fatores em outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário