Dicas de saúde e beleza. Novidades sobre tratamentos e cosméticos. Tendências e promoções.
Um pouquinho do universo Luiza Estética.


Chá verde - Adote esse hábito

Hábito de origem na China¸ o uso do chá estava relacionado principalmente a cerimônias religiosas. Diz a lenda que¸ em 2737 a.C.¸ o Imperador chinês “Shen-Nung”¸ muito interessado em normas higiênicas¸ fervia a água de bebida quando¸ certo dia¸ folhas da lenha caíram na água fervente desprendendo delicioso aroma¸ pois eram de chá.


Dentre os diversos tipos¸ o chá verde merece destaque¸ pois seu processo de produção preserva uma maior quantidade de compostos fenólicos. Seu uso iniciou-se entre monges budistas e atualmente representa 20% de todo chá consumido no mundo.

As catequinas são os principais compostos fenólicos presentes no chá verde e exercem vários benefícios para a saúde¸ dentre os quais podemos destacar:

Preventivo contra o câncer - O efeito quimiopreventivo do chá verde está relacionado à prevenção de vários tipos de câncer: mama¸ esôfago¸ pulmão¸ estômago¸ coloretal¸ bexiga¸ rins¸ próstata¸ pele e lesões pré-cancerosas orais.

Redução do processo de envelhecimento - O chá verde contém as vitaminas E e C que têm poder antioxidante.

Controle da pressão arterial - as catequinas presentes no chá verde impedem a ação da enzima conversora de angiotensina¸ que age no complexo sistema renina-angiotensina-aldosterona¸ auxiliando na eliminação de sódio do organismo.

Auxílio na perda de peso - o extrato de chá verde contendo cafeína e polifenóis aumenta o gasto energético de 24 horas e a oxidação de gorduras em jovens saudáveis.

Controle do colesterol - As catequinas evitam a oxidação da LDL-colesterol. Estudos epidemiológicos têm demonstrado menor taxa de doença cardiovascular entre consumidores de chá verde¸ com efeitos sendo observados com o consumo de uma xícara ou mais ao dia.

Outros benefícios promovidos pela administração do chá verde seriam: efeito protetor contra cáries dentárias¸ aumento da densidade mineral óssea¸ redução na agregação plaquetária¸ proteção contra a gastrite e infecções gastrointestinais e controle da glicemia.

A ADA (American Dietetic Association) sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia¸ a fim de se obter os efeitos acima mencionados. A forma de preparo também deve ser considerada¸ devendo-se ferver a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá bem devagar e do alto¸ para agregar oxigênio¸ o que ajuda na redução do processo oxidativo. A infusão deve ficar abafada por no máximo 2-3 minutos. O armazenamento por longo tempo também não é recomendado¸ pois ocorre perda dos compostos fenólicos.

Fonte: http://www.waldemarguimaraes.com.br/

Vai um chá verde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário