Dicas de saúde e beleza. Novidades sobre tratamentos e cosméticos. Tendências e promoções.
Um pouquinho do universo Luiza Estética.


Por que consumir alimentos integrais?

Uma das primeiras ações quando uma pessoa quer emagrecer é "cortar" a farinha branca da alimentação. Isso quer dizer trocar o arroz branco por integral, o pão francês por fatias de pão integral, etc.

Mas você sabe o por que isso é indicado não só para quem quer emagrecer como para aqueles que desejam uma alimentação mais saudável? 

A ingestão de alimentos integrais está relacionada ao fato desses possuirem menor indíce glicêmico. Mas o que seria isso?

Índice glicêmico está relacionado ao nível de açúcar no sangue. Os carboidratos são compostos responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo e eles entram na corrente sanguínea em diferentes velocidades.
Quanto mais rápida a entrada do carboidrato na corrente sanguínea mais insulina será liberada pelo pâncreas para equilibrar os níveis de açúcar do sangue. Os alimentos de baixo valor glicêmico são aqueles que não afetam muito a resposta de insulina no sangue, pois entram lentamente na corrente sanguínea. Já os de alto valor glicêmico são os que alteram muito a insulina no sangue.
A insulina transporta o açúcar para dentro das células dos músculos, para ser utilizado como energia. O excesso de glicose é convertido, parte em glicogênio e o restante em gordura (nãaooooo!!!). 
 Esquema simplificado da ingestão de carboidratos


Além de favorecer o processo de ganho de massa gorda, liberando muita insulina, o corpo passa a se acostumar e criar resistência à insulina, podendo desencadear doenças como a obesidade e a diabetes. Afetando, dessa forma, não só o estético como a saúde.

Então, opte por alimetnos com menor índice glicêmico. Veja a tabela abaixo e faça a escolha mais adequada. 


 Alimente-se!
As mudanças no seu corpo só dependem de você.

Para inspirar... 

Criss mudou seu corpo completamente em um ano e meio. Perdeu 33 quilos com mudança de hábito alimentares e exercício, conquistando um corpo não só bonito, mas saudável.

2 comentários:

  1. Parabéns pela reportagem...
    Cintia Pereira

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cintia!
    Se quiser sugerir algum tema para nossos posts, sinta à vontade =)

    ResponderExcluir