Dicas de saúde e beleza. Novidades sobre tratamentos e cosméticos. Tendências e promoções.
Um pouquinho do universo Luiza Estética.


Como combater um metabolismo lento II

No post de ontem falamos sobre as estratégias para você acelerar o metabolismo. Vamos focar nos três pontos principais nesse processo e que estão diretamente sobre seu controle.  Cada um deles fatores, por si só, já aceleram o metabolismo.Se você combiná-los, o resultado será potencializado.


Começaremos comendo a cada 2/3 horas
Um dos grandes erros de quem quer emagrecer é achar que deve comer o menos possível. Quando você come pouco, seu corpo entende que você está privado de comida e se adapta para essa situação. Como ele faz isso? Diminui o metabolismo, ou seja, começa a gastar menos energia para se manter. Daí, quando você foge da dieta e come algo mais calórico, como seu corpo está gastando pouca energia, ele transformará esse excesso em gordura. 

Outro problema criado quando você restringi de maneira indiscriminada a sua alimentação é que, existem funções vitais no seu corpo que precisam de uma certa quantidade de energia. Quando seu corpo precisa poupar energia para essas funções vitais, sabe o que ele faz? Diminui o trabalho de outras funções não tão vitais. Assim como fazemos; se estamos com pouco dinheiro, poupamos para as coisas mais importantes da vida e paramos de fazer outras. 
No corpo, as funções menos importantes estão relacionadas a tecidos que, para nós, refletem beleza. Assim, o corpo para de se dedicar tanto a tecidos como pele, cabelos e unhas. Ou seja, você não está emagrecendo e ainda está ficando com cabelos e unhas quebradiças e pele sem viço.

Quando você fornece energia para seu corpo de forma equilibrada e constante (indica-se a cada 2/3 horas) seu corpo não se sente em situação de perigo e gasta essa energia sem se preocupar em poupar. Assim, diminui as chances de armazenar em forma de gordura. 

Comer a cada 2/3 horas, significa fazer entre as grandes refeições (café da manhã, almoço e janta), pequenos lanches. Pode ser uma fruta, uma barrinha de cereal, um misto de pão integral e queijo branco. São inúmeras as opções. O importante é consumir alimentos salgados. Realmente, se você adotar essa estratégia, mas só comer salgadinhos e industrializados com alto teor de açúcar e gordura, de nada adiantará.
 
Praticar exercícios
Aqui é bem fácil de entender não é!? Se você faz um esforço físico, seu corpo vai precisar de mais energia. Com uma orientação correta, para você balancear quantas calorias consome e quantas você gasta, o resultado é o emagrecimento.
  
Ganho de massa magra
Dentre as escolhas de exercícios, inclua modalidades que promova o ganho de massa magra.

Aqui estamos falando da troca de massa gorda por massa magra. Atenção!!! Não se prenda ao peso na balança, mas sim a seu percentual de massa magra e gordura. Veja o exemplo a seguir. A pessoa ganhou peso, mas está bem mais magra. Se você pensar somente na balança, pode ser enganado.

Utilize o conhecimento a seu favor. Aplique as dicas que considerar coerentes no seu dia a dia e trilhe o caminho para alcançar seus objetivos.

3 comentários: